Coluna Pelo Estado 15/06

Coluna Pelo Estado 15/06

SC intensifica campanha contra a peste suína africana

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença viral sem riscos à saúde humana, mas que pode dizimar criações de suínos. A doença é altamente transmissível, com elevadas taxas de mortalidade e morbidade e considerada pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como uma das mais prejudiciais para o comércio internacional de produtos suínos. Presente em mais de 50 países, a PSA está se disseminando pelo mundo e os primeiros registros da doença no continente americano desde a década de 80 aconteceram na República Dominicana e no Haiti. A última ocorrência no Brasil foi registrada em 1981 e, desde 1984, o país é livre de peste suína africana. Para manter este padrão, Santa Catarina lança a versão brasileira da campanha de prevenção à Peste Suína Africana, por meio de uma parceria inédita com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com a produção de um vídeo animação que leva o título “Seja um Produtor Campeão”. A iniciativa é voltada principalmente a pequenos produtores e produtores independentes de todo o país. A animação foi criada pelo Centro de Emergências para Doenças Animais Transfronteiriças (ECTAD) da FAO e traduzida para o português pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina com o apoio do escritório da FAO no Brasil. Maior produtor e exportador nacional de carne suína, Santa Catarina é reconhecido internacionalmente pelo cuidado com a saúde animal. Em 2021, o estado exportou 578,5 mil toneladas de carne suína com destino a 67 países. No último ano, SC ampliou em 19% o faturamento com as vendas internacionais, fechando com US$ 1,4 bilhão em receitas. A versão brasileira do vídeo “Seja um Produtor Campeão” se soma a uma série de ações executadas pela Secretaria da Agricultura e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para evitar o ingresso da peste suína no estado.

Advocacia valorizada

Por votação direta, a advocacia catarinense elegeu a lista sêxtupla para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional do TRT-SC, liderada por Rosemeri Farina, de Balneário Camboriú. Na mesma data a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, fez sustentação oral e conquistou no Conselho da Magistratura do TJSC reajuste de 50% no piso e de 20% no teto para os profissionais dativos, que atendem gratuitamente a população hipossuficiente no Estado, e orçamento superior a R$ 150 milhões para o sistema de 2022 a 2024. Estes profissionais atenderam quase 197 mil pessoas nos últimos três anos.

Mérito Industrial (1)

Cinco empresários catarinenses serão agraciados com a Ordem do Mérito Industrial de SC no dia 24 de junho, além de César Gomes Júnior, do grupo Portobello, de Tijucas, que recebe a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A condecoração será realizada na sede da Federação das Indústrias, em Florianópolis. A Ordem do Mérito Industrial de SC foi instituída pela Fiesc no ano de 2000 para reconhecer personalidades e instituições que atuam na promoção do desenvolvimento da indústria catarinense.

Mérito Industrial (2)
Confira os empresários que receberão a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina: Antônio Deoclesio Pavei, de Araranguá; Daniela Tombini, empresária de Caçador; Ernesto Zortéa, de Capinzal; Felipe Hansen, de Joinville; Walter Osli Koerich, nascido em São José. Outras distinções: Diamante 50 Anos de Filiação – Sindusmobil; Sindimet; Sigraf; Simovale. Prata 30 Anos de Filiação – Siecesc. Bronze 25 Anos de Filiação – Sindivest; Sindipan; SIMC; Sinduscon; Sindimec; Sindimassas e Sindialimentação.

Angelina

O deputado federal Hélio Costa (PSD) esteve no Ministério da Saúde para tratar da possibilidade de recursos para a reforma das instalações do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Angelina, na Grande Florianópolis. O parlamentar fez uma primeira reunião com Bonina Almeida, assessora especial do Ministro Marcelo Queiroga; destacou a importância deste primeiro encontro e disse que o próximo passo será uma conversa com o ministro Queiroga.

Leitos

A região metropolitana da capital catarinense ganhou um importante reforço na área da saúde com a abertura de 10 novos leitos de UTI geral adulto e mais 17 de enfermaria no Hospital Florianópolis. Com os novos leitos instalados no Hospital Florianópolis, o estado passa a ter 762 unidades, atualmente, ativas de terapia intensiva adulto. A unidade amplia de 10 para 20 leitos geral adulto, ou seja, dobra sua capacidade de internações. Na enfermaria, aumenta de 40 para 57.