Jaison Barreto, um exemplo para a política de SC

Jaison Barreto, um exemplo para a política de SC

A política catarinense perdeu neste último domingo (26) um dos seus maiores personagens. O ex-senador e ex-deputado federal Jaison Tupy Barreto faleceu aos 88 anos em Balneário Camboriú, vítima de complicações cardíacas. Nascido em Laguna, em 16 de agosto de 1933, ele era médico oftalmologista de formação, mas se destacou no meio político. Em 1970, se elegeu deputado federal pelo MDB. Em 1974, foi reeleito, tendo sido o mais votado em SC. Em 1978, foi indicado ao Senado, para o qual foi eleito e exerceu o mandato entre 1979-1987, chegando a ser 2º vice-presidente da Casa.

Nas eleições de 1982 concorreu ao governo do Estado pelo PMDB e ficou atrás do primeiro colocado, o hoje senador Esperidião Amin, então no PDS, por uma diferença de 12.650 votos. Durante muitos anos seu posto de gasolina, o Posto do Jaison, em Balneário Camboriú, foi um epicentro político. Por ali passaram políticos de expressão estadual e nacional, de todas as tendências. A Alesc, em nota, destacou a passagem de Barreto. “A Assembleia Legislativa manifesta pesar pelo falecimento do ex-senador Jaison Barreto, ocorrido na noite de domingo (26) aos 88 anos”. O MDB também se manifestou: “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de um dos maiores líderes do MDB catarinense. Expressamos nossos mais profundos sentimentos aos seus familiares e amigos, desejando que Deus conforte a todos”.

O adversário da derrota histórica, Esperidião Amin não escondeu a tristeza: “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-Senador Jaison Barreto. Fomos adversários num pleito histórico. Há muitos anos somos amigos, cordiais, respeitosos e, acima de tudo, com muita simpatia recíproca. Considero a sua morte a perda da vida de um homem público, idealista, lutador e de grande inteligência. Fica um grande exemplo para todos nós. Que Deus o receba com sua infinita bondade”.

 

Secretaria de Saúde estuda liberar uso de máscaras em ambientes externos | Foto Divulgação/Secom

Sem máscaras

A Secretaria da Saúde estuda liberar o uso de máscaras em ambientes externos no final de outubro. Tudo depende da vacinação em SC, que já alcançou quase 80% da população ao menos um dose e 50% com o ciclo completo – duas doses ou apenas uma, da Janssen. O Mapa de Risco apresentado neste sábado (24)  indicou só a região Nordeste em risco grave; 13 regiões em risco alto e três moderado . “Em ambientes fechados, enquanto todos não estiverem imunizados, a máscara é uma proteção fundamental”, disse o secretário André Motta Ribeiro.

 

Meio Ambiente

A tramitação no Congresso Nacional do PL 2510/2019, que transfere para a legislação municipal as regras de proteção de margens de rios em áreas urbanas tidas como consolidadas, foi debatida na Alesc. Durante o evento, nesta segunda-feira (27), prefeitos e vereadores foram orientados a iniciar a legislação pertinente ao assunto. O texto foi aprovado na Câmara no mês passado com o substitutivo do relator, deputado federal Darci de Matos (PSD/SC). A matéria tramita agora no Senado. Darci de Matos foi enfático:  “É possível conviver de forma harmônica, preservando o meio ambiente, mas assegurando o progresso. Creio que o projeto será aprovado em 20 dias e que o presidente Bolsonaro vai sancioná-lo.”

 

Audiências púbicas

Quatro audiências públicas acontecem essa semana em SC para discutir a 17ª rodada de leilões para a concessão de áreas de petróleo e gás no litoral catarinense, agendada para 7 de outubro. Nesta segunda o debate aconteceu em Garopaba. Na quarta, às 19h, será em Araranguá. Na quinta, às 14h, em Bombinhas; e na sexta,  em Itajaí, às 14h. A deputada estadual Paulinha (sem partido) defende a imediata interrupção dos leilões. “Corremos  o risco de lidarmos com vazamentos de petróleo, como o ocorrido no Nordeste, em agosto de 2019”.

 

Pai dos guarda-vidas

Considerado o “pai dos guarda-vidas”, por ter sido o responsável pela criação do serviço de guarda-vidas civil em Santa Catarina, o deputado Coronel Mocellin (PSL), mesmo em licença do mandato – está sendo substituído por Rudinei Floriano –  segue batalhando pela categoria. O parlamentar trabalha pelo aumento da diária para R$ 220 e já investiu R$ 1,6 milhão em equipamentos, só em emendas. A temporada de verão se aproxima e a atuação dos guarda-vidas é fundamental para garantir a tranquilidade de moradores e turistas em SC.