Santa Catarina,
Home A Entidade Ações Diretoria Entrevistas Coluna Pelo Estado Contato
Notícias
 
Jornalismo e Desenvolvimento são debatidos no 9º Workshop ADISC
Integração e Qualificação

O 9º Workshop de Integração dos Diários do Interior, realizado neste final de semana, em Florianópolis, reuniu mais de cem pessoas, entre proprietários, diretores, editores, jornalistas e convidados dos jornais que integram a Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC) e Central de Diários. Com o tema “Comunicação: Reflexos no Desenvolvimento de SC”, o evento foi mais uma oportunidade para aprimoramento e qualificação dos profissionais.

Liberdade de imprensa - A presença de três palestrantes de renome nacional trouxe ainda mais peso ao workshop. O jornalista Eugênio Bucci, doutor em Comunicação e colunista da Revista Época, provocou os participantes ao questionar a possibilidade, ou não, da sobrevivência dos jornais sem os recursos publicitários do setor público. Para ele, essa questão está diretamente relacionada com a existência de uma imprensa realmente livre. “Vivemos o período com o maior exercício de liberdade de imprensa da história do Brasil e temos de aproveitar esse momento, mas ainda há muito o que melhorar.”

Novos modelos - O jornalista Caio Túlio Costa, professor visitante da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apresentou pesquisa realizada por ele sobre modelos de negócios possíveis para o jornalismo digital. “As empresas jornalísticas precisam se tornar, também, empresas de serviços. Continuar fazendo jornalismo bom, que respeita o cidadão e de interesse público, mas que agregue a capacidade de gerar receita com outros serviços.” Ele impactou o público ao falar de um estudo que demonstrou que, nos Estados Unidos, em abril de 2044 circulará o último jornal impresso do país.

População desinteressada - Cientista político e comentarista da Rádio Estadão e da Rede Vida, Humberto Dantas desenvolveu o tema: “Brasil: entre as diversidades partidárias e as realidades locais”. Segundo ele, a qualidade da política está intimamente ligada ao desinteresse da população. Em pesquisa apresentada pelo palestrante, mais de 67% da população brasileira está afastada da política e somente 3,7% se considera ligada ao assunto. “Antes mesmo da posse, cerca de 25% dos eleitores já havia esquecido os nomes dos candidatos nos quais votaram para Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.”

Momento empresarial - Em um momento dedicado ao empresariado, o presidente do Sebrae-SC, Guilherme Zigelli, e o vice-presidente da Cooperativa de Alimentos Aurora, Neivor Canton, falaram sobre o desenvolvimento catarinense. “Mesmo Santa Catarina sendo um estado pequeno, existem milhares de exemplos positivos de empresários catarinenses. Os diários podem mostrar esses grandes exemplos como estímulo”, sugeriu Zigelli. Já Canton, ao criticar o assistencialismo disse que “o país precisa primeiro gerar riqueza para depois dividir, diferentemente do que está sendo feito hoje”.

Homenagem - O secretário de Estado da Comunicação, Nelson Santiago, explicou aos diários do interior as restrições para destinação de verbas publicitárias por parte do governo em ano eleitoral, falou sobre a estratégia de comunicação regionalizada para prestação de contas do Pacto por Santa Catarina. Santiago foi homenageado no evento, recebendo o título de Amigo da ADI-SC.

Pesquisa - Já o diretor do Instituto MAPA, José Nazareno Vieira, deu uma verdadeira aula sobre pesquisas eleitorais, mostrando aos participantes como interpretar corretamente evitando erros na divulgação de dados.

Presenças - O evento também contou com a participação do prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, vice-presidente da Fecam, do secretário de Estado da Administração, Derly de Anunciação, e do presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon. Também vieram ao estado representantes das ADIs da Bahia e de Minas Gerais, empresários de meios de comunicação de Goiás que estão fundando a ADI naquele estado, além de representantes da Associação dos Jornais do Interior de São Paulo (Adjori-SP) e da Associação Paulista de Jornais (APJ). 

A edição deste ano do Workshop de Integração dos Diários do Interior foi encerrada com sorteio de brindes e um jantar de confraternização. Veja todas as fotos do evento nos links abaixo.

 

Resumo das palestras

Eugênio Bucci - Uma imprensa livre e informativa foi a principal defesa do jornalista, doutor em Comunicação e professor da USP. Para ele, o jornalismo político brasileiro é livre. “A profissão de jornalista não existe para agradar autoridades, mas para fiscalizar ações. Somente assim conseguiremos melhorar a vida dos cidadãos. A liberdade é o primeiro dever da imprensa”, ressaltou.

Fazendo um resgate histórico, Bucci explicou porque considera que o Brasil vive o momento com a maior exercício de liberdade de imprensa de sua história. “Gostam de comentar que o jornais estão em crise como modelo de negócio, mas nunca as matérias foram tão lidas e tão influentes na sociedade. A importância do jornalismo é percebida no dia a dia e em como uma reportagem impacta a vida de uma pessoa.”

Bucci também ficou impressionado com a ADI-SC. “É um modelo sensacional. A união faz com que os diários sejam cada vez mais competitivos e consigam atingir todos os cantos do território.”

Ex-diretor da Radiobrás, Bucci coordenou a criação da Agência Brasil e defende a independência. “Mesmo sendo uma agência estatal, o jornalismo praticado tem que ser independente.

 

Caio Túlio Costa - Doutor em Comunicação e professor visitante da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Caio Túlio convidou os participantes do evento para analisarem as mudanças que estão acontecendo em todo o mundo e como elas afetam os jornais. Estudo realizado por ele, em 2013, mostrou que 90% das receitas dos jornais de todo o mundo vêm da parte impressa e apenas 10% do meio digital.

Um dos principais problemas relatados pelo jornalista é a resistência para incorporação dos funcionários que cresceram convivendo com a tecnologia. “As empresas estão demorando muito tempo para trazer para as suas bases os nativos digitais”, explicou. “Tecnologia não pode ser vista como custo. Enfie a mão no bolso, abra mão de dividendos e invista. Se não investir, não terá um negócio digital”, sugeriu aos participantes.

Segundo Caio Túlio, as empresas jornalísticas devem se tornar cada vez mais empresas de serviços. “Elas devem continuar fazendo o bom jornalismo, que respeita o cidadão, de interesse público, mas também devem agregar a capacidade de receber receita com outros serviços, tais como classificados online, guias, e-commerce, pesquisas, programa de pontuação, entre outros.”

 

Humberto Dantas - Cientista social, doutor em ciência política, professor e colunista da Rádio Estadão, Dantas falou sobre o tema “Brasil: Entre as diversidades partidárias e as realidades locais”, mostrando que as diferenças políticas nacionais podem ser totalmente desfeitas no campo estadual ou municipal.

Segundo ele, não há mais surpresa por parte da população quando partidos distantes nacionalmente estão coligados em municípios. “O fisiologismo é muito maior do que imaginamos.”

Pesquisa mostrada pelo palestrante revelou que mais de 25% da população brasileira não recordava, já em novembro de 2010, os candidatos que receberam seus votos para os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual apenas um mês antes. “Assim, fica difícil exigir que a população cobre dos representantes ações.”

Outra pesquisa mostrou que 67% das pessoas se consideram afastadas da política, seja no acompanhamento de notícias ou vivendo a política no dia a dia. Somente 3,7% dos entrevistados se consideravam bem envolvidos. “O resultado não surpreende. É possível acompanharmos isso em nossa rotina, conversando com o vizinho, com o porteiro ou com a própria família”, concluiu.

Fotos (clique nos links e acesse as pastas)

Comunicação visual - http://migre.me/k58z9

Coquetel de recepção - http://migre.me/k5aGl

Jantar de encerramento - http://migre.me/k5aLY

Palestras (manhã) - http://migre.me/k5aT3

Palestras (tarde) - http://migre.me/k5b12

Reunião dietoria ADI-SC - http://migre.me/k5b6G

Texto - Andréa Leonora e Nícola Martins | Fotos - Fabrício de Almeida/Imagem e Arte